Normas Técnicas
- Início
- Normas Técnicas
NBR 10160: 2005
Guia para Especificação e Aplicação de Tampões e Grelhas de Ferro Fundido Dúctil (nodular)
A NBR 10160: 2005 Orienta a correta especificação e aplicação de tampões e grelhas de ferro fundido dúctil (nodular), especificando, métodos e inspeções de recebimento e aceitação final dos produtos.
A elaboração da NBR 10160: 2005 tem por objetivo definir os requisitos de fabricação de tampões e grelhas de ferro fundido dúctil (nodular) e suas especificações técnicas, classes, aplicações e marcações para utilização em zonas de trânsito de veículos ou de pedestres.
Antes da publicação da norma NBR 10160: 2005, por ausência de norma adequada, as empresas instaladoras de redes subterrâneas, dos mais diversos segmentos, saneamento, energia, telefonia, prefeituras, gás e outras, definiam seus próprios padrões e especificações técnicas para tampões e grelhas. No passado acreditava-se que quanto mais pesado o tampão ou grelha, mais resistentes seriam, não havia controle ou procedimento aplicados. Atualmente, ainda é bastante comum encontramos total inadequação na aplicação destas especificações, no que se refere tanto ao material utilizado, composição química para fabricação das peças, como também cargas de controles, e carga mínima a ser considerada para assegurar a resistência a eventuais cargas é muito específica para cada setor.
É frequente casos de aplicação não conformes em atendimento as norma, seja de tampões ou grelhas, que tem suas tampas ou grelhas quebradas, causadas essencialmente pela falta de informação, as quais não são consideradas a importância da divulgação da norma e aplicação correta aos seus clientes, o fabricante tem por obrigação, o compromisso e responsabilidade de indicar, bem como assegurar, a classe de resistência mais adequada, a ser aplicada para cada segmento das redes subterrâneas, seja para tráfego de pedestres, passeios, veículos, caminhões, portos e aeroportos. Com a responsabilidade de garantir e a fazer a imediata reposição de quaisquer produtos seja tampas, tampões e grelhas que não estejam em conformidade ao atendimento as normas técnicas.
A NBR 10160: 2005 passou a ser válida em 31/10/05, data a qual todos os usuários de tampões e de grelhas podem ser cobrados e responsabilizados legalmente pela utilização inadequada de produtos que não atendam aos requisitos da norma. Concessionárias de energia, órgãos de saneamento, telefonia, gás, prefeituras, e empresas privadas de execução de obras subterrâneas já revisaram seus padrões internos de materiais adequando-se às especificações da nova norma. Todas as concessionárias brasileiras já estão com seus padrões ajustados a nova norma.
Elaborada com base na norma europeia EN124: 1994, norma de referência mundial, a NBR 10160: 2005 classifica os tampões e grelhas em seis classes relacionadas à sua resistência mecânica. A escolha de cada classe e a aplicação dependem dos locais de instalação que são divididos em grupos. Para dispositivos instalados nas calçadas ou passeios, por exemplo, o grupo 2 indica a classe B125 com carga de controle de 125 kN, aproximadamente 12,5 t. Para instalações nas vias de circulação, a carga equivalente para o grupo 4, classe D400, seria de 400 kN, ou aproximadamente 40 t. O material a ser empregado na fabricação dos tampões e grelhas, segundo a NBR 10160: 2005 deve ser o ferro fundido dúctil (nodular) ou ferro fundido com grafita esferoidal de classe FE 42012 ou FE 50007. A utilização do ferro fundido cinzento para fabricação de tampões e grelhas não é indicada segundo a nova norma.
Garantia da Qualidade A NBR 10160: 2005 preza pela garantia da qualidade de fabricação dos tampões e grelhas, controle de processo de fabricação, fornecedores de matérias-primas e de insumos até a inspeção final do produto acabado. A publicação da NBR à correta especificação e aplicação de tampões e grelhas, detalhando os requisitos e as disposições construtivas, bem como os laudos e ensaios, métodos e inspeções de recebimento e aceitação dos produtos.
A AFER tem em sua planta fabril, completa estrutura que compreende departamentos técnicos, laboratórios de ensaio para matérias primas, composição química, ensaios mecânicos, engenharia industrial, segurança e ambiente, bem como rigorosos controles de qualidade em todo processo fabril.
Para o atendimento e vendas de seus produtos, a Afer dispõe de departamento de vendas na cidade de São Paulo com equipe técnica altamente qualificada com expertise para indicar produtos e soluções para as redes de água, esgoto, energia, telefonia e todas as redes subterrâneas, reduzindo riscos e altos custos desnecessários quando bem especificado e com a garantia da marca Afer.
Com histórico de fornecimento e renome internacional, é referenciada a obras de grande expressão em todo o Brasil, entre elas os principais aeroportos do país.
Disponibiliza ainda aos seus clientes ligações gratuitas através de seu 0800 – 140406.
Classe D-400
Rodovias, áreas de circulação e trânsito de todos os tipos de veículos.
Carga de controle
400kN= 40 toneladas
Classe E-600
Áreas de carga elevada, portos e aeroportos.
Carga de controle
600kN= 60 toneladas
Classe F-900
Áreas de tráfego de Aeronaves.
Carga de controle
900kN= 90 toneladas
Classe A15
Áreas utilizadas exclusivamente por pedestres e ciclistas.
Carga de controle
15kN= 1,5 toneladas
Classe B-125
Passeios, calçadas e áreas de estacionamento de veículos de passeio.
Carga de controle
125kN= 12,5 toneladas
Classe C-250
Guias, calçadões, áreas de circulação de vans e utilitários.
Carga de controle
250kN= 25 toneladas