Lenço de Namorados – bordados de amor

Neste mês dos namorados o blog da Afer não poderia estar mais especial! Nos apaixonamos pela história do “Lenço de Namorados” português e nos inspiramos nessa arte tão pura e delicada para celebrar o amor no mês mais romântico do ano!

O Lenço de Namorados é um pedaço de tecido – geralmente linho ou algodão – que era bordado pelas moças e entregue aos rapazes com quem elas gostariam de casar. A tradição remete às cidades de  Viana do Castelo, Vila Verde, Telões, Guimarães e Aboim da Nóbrega, todas no norte de Portugal, na região do Minho.

Depois que o rapaz recebia o lenço com a intenção da sua pretendente, ele deveria usar a peça como um sinal de compromisso. Nos bordados prevaleciam as cores primárias e desenhos lúdicos como flores, pássaros e corações. Cada moça bordava a sua frase e seus desenhos, que de alguma maneira tinham a ver com a história do casal.

 

Os erros ortográficos fazem parte de cultura e da poética dos lenços. Originalmente eram feitos por pessoas pouco alfabetizadas e  suas expressões populares se tornaram um rico documento da época. É comum ver a troca do V pelo B, com palavras como “vai” substituída por “bai” ou “beijinho” por “veijinho”, por exemplo. O “coração” também vira “curação” e vários outros errinhos que se tornaram característica especial dos lenços.

O padrão dos bordados ficou tão famoso que passou a ser usado como estampa em várias peças. Hoje a tradição não é mais a mesma entre os casais do Minho, mas o Lenço de Namorados continua fazendo sucesso e é amplamente procurado por portugueses e turistas que visitam a região. Existe uma comissão que atesta se o lenço foi produzido dentro das normas do artesanato português e apenas artesãos certificados podem confeccioná-los.



Agora relíquia mesmo é ter um Lenço de Namorados antigo, bordado há muitas décadas e que foi testemunha de uma linda história de amor. Essa é a beleza do vintage que a gente adora!

Televendas

(11) 3064 9454

Nossa Loja

Rua Artur de Azevedo, 1199
Pinheiros

São Paulo - SP

CEP: 05404-013

Nossos Horários

Seg - Sex
das 09:00h às 19:00h

Sábados
das 09:30h às 18:00h

Como chegar