Os Sapeurs e o culto à elegância na África


Moda e movimentos sociais sempre estiveram muito interligados. A vestimenta faz parte do cotidiano do ser humano e através dela ele consegue se expressar, protestar e até desafiar regimes ditatoriais! Assim aconteceu com os Sapeurs, um grupo que existe desde os anos 60 na África e preserva uma forma muito particular de se vestir.

Eles são integrantes de um movimento denominado ‘Societé des Ambianceurs et des Personnes Élégantes’, fundado na favela de Bacongo, na República Democrática do Congo. O grupo emergiu nos anos 1960, durante o regime do ditador Mobutu Sese Seko, quando o país era conhecido como Zaire. Enquanto o governo de Seko queria a formação de uma identidade nacional, a imposição do uso do abacost (um traje típico masculino) e o afastamento da cultura estrangeira, os Sapeurs escolheram o conceito ocidental de elegância como forma de resistência. 

Assim eles importaram o modelo europeu de vestimenta formal masculina, mas de uma forma toda particular: com muitas cores, estampas e combinações inusitadas de peças. Hoje, além da vestimenta, o grupo também é regido por um rigoroso código de conduta.


“Esteticamente, os Sapeurs podem ser considerados dândis africanos. Mas eles têm uma identidade cultural muito específica, que diz respeito à história do Congo e a seu passado colonial. O sapeur é normalmente alguém que vem de uma classe social baixa, mas com altas aspirações. Eles falam bom francês, sonham visitar a França e consumir marcas de luxo”explica o fotógrafo italiano Daniele Tamagni, que fez um ensaio fotógrafo com os Sapeurs em 2006, que até hoje roda o mundo em exposições.

A cerveja Guinness também mergulhou no universo desses elegantes e coloridos cavalheiros e fez um documentário muito bonito sobre o tema, que vale muito o clique:

E a cantora Solange Knowles já gravou um clipe com participação de vários adeptos do movimento Sapeur:

Incrível e inspirador, não? ;)

Tags: Sapeurs, África, fashion, moda africana, ternos, moda masculina

Televendas

(11) 3064 9454

Nossa Loja

Rua Artur de Azevedo, 1199
Pinheiros

São Paulo - SP

CEP: 05404-013

Nossos Horários

Seg - Sex
das 09:00h às 19:00h

Sábados
das 09:30h às 18:00h

Como chegar