Camisa branca: séculos de história e elegância


Muita gente nem imagina, mas a camisa branca que você usa em tantos looks é de origem egípcia e era uma vestimenta reta, costurada dos lados, com abertura somente para passar a cabeça. 

Depois, na época do império romano, a peça ganhou mangas e foi denominada de túnica manicata. Esta manicata era usada com cintos e, em seguida, durante a idade, media passou a ser usada como “roupa de baixo” .

Com o passar dos anos a camisa foi sendo incorporada ao visual do dia a dia e virou símbolo de status. Tanto que, no século XIX, os nobres era diferenciados dos operários em função dos seus colarinhos – colarinho branco (nobres) e colarinho azul (operários). Daí vem a expressão  “crime do colarinho branco” para delitos cometidos por alguém de uma classe privilegiada.



Já no século XX a camisa perdeu a função de separar classes sociais e ganhou mais popularidade, sendo usada por homens e mulheres. 

Mas só virou uma peça icônica graças à Chanel e, mais tarde, à Audrey Hepburn e seu amor pela camisa branca. Depois que a atriz adotou a peça em duas aparições públicas, as mulheres do mundo todo perceberam o potencial fashion da peça e ela habita nossos closets até hoje!

 

Tags: camisa branca, história, história da camisa branca, história da moda, white shirt

Televendas

(11) 3064 9454

Nossa Loja

Rua Artur de Azevedo, 1199
Pinheiros

São Paulo - SP

CEP: 05404-013

Nossos Horários

Seg - Sex
das 09:00h às 19:00h

Sábados
das 09:30h às 18:00h

Como chegar